Prémios Melhores Fundos 2020 – Jornal de Negócios/APFIPP – Emissão em direto

Prémios Melhores Fundos 2020 – Jornal de Negócios/APFIPP – Emissão em direto

A distinção da excelência nacional

Ontem, dia 21 de Outubro, foram anunciados e entregues os prémios da APFIPP aos Fundos de Investimento Mobiliário, Fundos de Investimento Imobiliário e Fundos de Pensões Abertos que se destacaram em 2019, pela consistência dos seus resultados, uma vez que se tem em consideração, na atribuição dos referidos prémios, não só a rendibilidade obtida mas, também, o risco associado.

Esta iniciativa anual foi realizada, pela primeira vez, em formato não presencial, tendo a atribuição destes prémios sido divulgada digitalmente. Nas palavras do Dr. João Pratas, Presidente da APFIPP:

2020 tem sido um ano marcante pela extrema invulgaridade de uma pandemia que nos acordou a todos para problemas filosóficos ligados à nossa própria existência bem como para problemas bem mais práticos assentes no funcionamento da economia. Estes últimos irão certamente exigir de nós uma ainda maior concentração e prudência. Sempre focados em defender o melhor interesse dos nossos Clientes.”

Não foi por isso, possível realizar esta cerimónia como habitualmente de forma presencial. Ainda assim, considerámos importante manter a realização deste evento por tudo o que representa e em particular por salientar a importância da gestão de ativos e de Fundos de Pensões que é realizada em Portugal. As nossas Associadas reagiram rapidamente às exigências da crise pandémica: adaptaram, em conformidade a monitorização dos riscos; informaram proactivamente (e não reactivamente) os clientes; responderam às novas exigências dos Supervisores, etc…Em sua representação e para enaltecimento do esforço e do profissionalismo de todos, os Prémios não poderiam ficar por entregar e também esta cerimónia tinha que se adaptar.”

Nesta sexta edição dos prémios promovidos pela APFIPP, foram distinguidos 13 Fundos, cuja lista completa se encontra em anexo, geridos pelas seguintes Sociedades: Caixagest Gestão de Ativos; Dunas Capital; Futuro; GNB Fundos Mobiliários; GNB – SGFP; IM Gestão de Ativos; Invest Gestão de Ativos; Real Vida seguros; Santander Asset Management e SILVIP.
O objectivo desta iniciativa é o de premiar a Gestão Nacional de Fundos, quer estes estejam domiciliados em Portugal quer em outras jurisdições, procurando, deste modo, distinguir a excelência nacional na Gestão de Fundos de Investimento e de Fundos de Pensões.
O evento anual dos “Prémios Melhores Fundos” visa, também, promover o aprofundamento do conhecimento académico e da literacia financeira nas áreas de vocação da APFIPP, através do Prémio da “Melhor Dissertação Académica” e destacar a “Personalidade do Ano” que se evidenciou no domínio da Gestão de Activos e de Fundos de Pensões. Porém, ao contrário das anteriores edições, estas duas categorias não foram distinguidas.
Quanto ao Prémio da “Melhor Dissertação Académica”, não se preencheram os requisitos considerados necessários em termos de número de trabalhos apresentados, limitando de forma inequívoca a sua comparabilidade e a aferição dos critérios de selecção da tese merecedora desta distinção, podendo, no entanto, as teses candidatas nesta edição de 2020, apresentar-se, novamente, em 2021, se os seus autores assim o desejarem.
Para além disso, as circunstâncias actuais que implicaram que esta iniciativa decorresse em formato não presencial, limitam a visibilidade quer deste prémio, quer do da “Personalidade do Ano”, pelo que, para manter os elevados padrões de prestígio que significam a sua atribuição, pareceu mais avisado, às Direcções da APFIPP e do Jornal de Negócios, que os mesmos não fossem entregues nesta edição.